O Mundo Dividido: Países capitalistas e socialista

A segunda metade do século XX(20) foi marcada pela refionalização do espaço mundial em dois sistemas de poder com interesses sociais, políticos e econômicos diferentes e opostos: o capitalismo e o socialismo

O Sistema Capitalista
O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI(11) e XV(15) e que se sobrepôs lentamente a outros sistemas de produção tomando-se predominante no século XVII(17)
No sistema capitalista, a burguesia controla os meios de produção, o capital, a circulação e a distribuição dos bens. Os meios de produção são as máquinas, os equipamentos, as matérias-primas as terras e a energia necessários a produção de bens ou mercadorias. O capital é o conjunto dos meios de produção que são utilizados na produção de um determinado bem ou serviço: considerado seu processo de desenvolvimento, o capitalismo foi classificado em três fases: capitalismo comercial, industrial e financeiro

Capitalismo Comercial
Essa fase foi marcada pela expansão maritima européia as grandes navegações iniciadas no século XV(15) que permitiu aos europeus tomarem contato com territórios até então desconhecidos por eles e que se transformaram em importantes fornecedores de matérias-primas, metais precioso e especiarias, além de consumidores de bens produzidos na Europa. O intenso comércio de mercadorias durante os séculos XV(15) e XVIII(18) possibilitou a acumulação do capital, daí e denominação capitalismo comercial.

Capitalismo Industrial
Durante o capitalismo comercial, a acumulação de capital e as crescentes exigências de oficinas manufatureiras a introduzir mercadorias. Essas inovações foram responsáveis pelo surgimento do que hoje conhecemos como indústria. No século XVIII(18) ocorreu a chamada Revolução Industrial, caracterizado pela intensa utilização de máquinas a vapor pela divisão de tarefas como resultado da especialização do trabalhador e pelo trabalho assalariado como consequência,ocorreu um grande aumento da produção de mercadorias o que multiplicou os lucros e elenou a concentração do capital. O comércio perdeu espaço para a indústria, que se tomou a principal atividade econômica do sistema capitalista do século XVIII(18) até meados do século XX(20)

Capitalismo Financeiro
É a fase atual, caracterizada pelo regime de integração entre, capital pela incorporação de criação de bancos, por parte das indústrias ou o contrário a abordação de indústrias pelos bancos.
O capital deixou de pertercer exclusivamente às indústrias ou aos bancos e passou a ser chamado então de capital financeiro. A moeda, que muita vezes é virtual circula principalmente por meio das bolsas de valores, que se constituem no centro do sistema capitalista.
Essa fase teve início no final do século XIX(19) e a sua consolidação ocorreu após a 1º Guerra Mundial (1914 a 1918) quando as empresas associadas às instruções financeiras aumentaram o seu poder de influência.




0 comentários:

Postar um comentário

 

Featured